sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Lua Azul

Lua azul, lua cheia, lua maravilhosa!!!
Todo mundo olhando para o céu e admirando o presente de Deus.
Gente que nunca parou para reparar nos pequenos presentes que recebemos a cada dia, hoje está olhando para cima e esperando.
Doido para ver e guardar alguma coisa para poder comentar com seus amigos virtuais.
É o poder das redes sociais.
Todo mundo querendo ficar por dentro, buscar algum assunto para poder "postar" depois.
Que bom!
Quem sabe amanhã não aparece um sol mais alaranjado, um pássaro meio avermelhado, uma flor também diferente para que possamos reparar também.
Quem sabe não começamos a reparar na pessoa que está ao nosso lado...
Será???


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Olimpíadas

Tenho assistido bastante as Olimpíadas porque adoro esporte. Tenho meus favoritos, mas numa competição desse nível torço por todas as modalidades em que brasileiros participam. E como torço, como torcemos...
A gente se supera, a gente se mata, se esforça, com exceção do futebol masculino que está lá fazendo um extra e ainda vai ganhar um belo brinde se ganhar o ouro.
Sou professora de Educação Física por fomação e nessas horas as lembranças vêm e me deixam tanto saudosa como angustiada e triste.
Meus amigos professores de Educação Física sabem o que estou sentindo. Trabalhamos, a maioria, em escolas públicas, estaduais ou municipais, e sabemos da precariedade de materiais. Sabemos o quanto é duro ter bolas suficientes para 35, 40 alunos. Sabemos o quanto é difícil ter quadras decentes. E, também,  infelizmente, sabemos da dificuldade de ensinarmos outros esportes que não seja o futebol,  que é só o que a criançada quer.
Nos outros países a criançada têm de estar na escola para praticar um esporte. No Brasil, eles praticam esporte para poderem sair da escola.
Voltando às Olimpíadas: Em 2008, Maureen Maggi ganhou o ouro no atletismo. Quantas crianças começaram a praticar salto em distância? Quantos clubes começaram a disponibilizar o atletismo para os seus associados?
Atletismo é o básico, correr, saltar e arremessar ou lançar. Se isso não for proporcionado nas escolas para as crianças, como elas vão saltar para cortar no voleibol, arremessar uma cesta no basquetebol, ou fazer outro tipo de esporte.
Quantas medalhas ganhamos nesta Olímpiadas no atletismo?
Não estou criticando os nossos atletas que lá estiveram, mas... São só eles?
Natação, que dizem ser um esporte de elite, tivemos um Cesar Cielo chateado, que do ouro foi para o bronze. E quem está vindo para o lugar dele?
Handebol é uma delícia de ser jogado e facílimo de ser ensinado. Quantas escolas praticam esta modalidade? Que corre, salta e arremessa? Uma iniciação para todas as outras modalidades, como o atletismo.
Nossa! Me chateia demais saber que em 4 anos o Brasil só conseguiu mostrar gente nova no judô.
Tivemos o ouro na ginástica de Artur Zanetti também. Mas podem me dizer onde as nossas crianças podem praticar  a ginástica artística?
Até no tênis de mesa continuamos dependendo do Hugo Yokoyama. Onde estão as nossas crianças? Tem alguém "brincando" de tênis de mesa?
4 anos se passaram de Pequim e o voleibol continua sendo o único esporte com regularidade.
E pergunto novamente: quantos clubes oferecem esta modalidade?
Deveria constar nos estatutos dos clubes a obrigatoriedade de oferecer todas as modalidades de esportes a todos que gostariam de praticá-los.
Sem falar nas escolas, que deveriam ter condições de ensinar tudo a todos. Mas começa lá em cima, no Planalto. Se tudo que fosse destinado à educação e ao esporte chegasse ao destino certo, com certeza teríamos mais alegria e mais torcida. E também uma bolinha a mais para dar aula...
Pobres crianças brasileiras!
Parabéns para os que dedicam a vida ao esporte e sabem que só disciplina, treino e persistência não ganham ouro. Competência dos dirigentes também.
Enquanto isso, segue o julgamento do mensalão...